Um breve histórico

Uma das diretrizes do IMPA, explicitamente expressa em seu contrato de gestão como Organização Social, é atuar em projetos de melhoria do ensino da matemática em todos os níveis. O programa de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio vem, desde 1991, contribuindo para a execução desta diretriz. Em janeiro de 2002, foi iniciada a modalidade de curso a distância, abrangendo 20 estados brasileiros e tendo até agora contado com cerca de 5000 participantes.

Embora com algumas variações em sua execução ao longo dos anos, as características fundamentais do programa têm sido as mesmas, em todas as realizações:

  • Cursos intensivos de curta duração (de 1 a 2 semanas), realizados nas férias escolares.

  • Ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático dos professores participantes.

  • Criação de uma literatura especificamente voltada para professores do Ensino Médio.

O Departamento de Matemática da UFPR, em parceira com o IMPA, promove o Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no estado do Paraná desde Janeiro de 2003.

Estes cursos ocorrem nos meses de Janeiro e Julho de cada ano. Pela manhã, os Professores Elon Lages Lima, Eduardo Wagner, Paulo Cézar Carvalho e José Paulo Carneiro ministram aulas no IMPA que são transmitidas ao vivo para diversos pontos do país. O Professor José Paulo Carneiro engajou-se ao projeto em Janeiro de 2007, após o falecimento do querido Professor Augusto César Morgado. O período da tarde é dedicado para resolução e discussão de exercícios em grupo. Esta atividade é monitorada, no caso do PR, por professores do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná.