Comunicado:

Curitiba, 17 de junho de 2015

Caros Participantes,

Como todos já notamos, o pais esta meio parado com relação a orçamentos. Recebemos, no início de junho um comunicado, que foi confirmado por agora. Infelizmente o IMPA não conseguiu recursos junto à CAPES para a realização do PAPMEM de julho de 2015. Como consequência, não haverá nenhuma forma de financiamento, desta vez: material, prolabore, ajuda de custos, bolsa, lanche,etc.

Em virtude desta dificuldade financeira e também avaliando a questão que os professores da rede pública estadual do Paraná estarão em sua plena atividade profissional neste próximo mês de julho, optamos por não oferecer esta edição do PAPMEM.

Solicitamos aos participantes que pretendem participar da edição PAPMEM/Janeiro/2016, que nos informe pelo email atualizamat@gmail.com até 10/07/2015, a melhor semana de janeiro de 2016 para ocorrer a próxima edição. (favor utilizar o modelo abaixo)

Modelo:
Seu Nome e email:
Nome do Colégio:
Endereço e telefone do colégio:
Melhor semana: 2a semana (11 a 15) ou 3a semana (18 a 22) ou 4a semana(25 a 29)

Obrigada pela compreensão,

Atenciosamente,
A Coordenação









Curitiba, 27 de maio de 2015 Caros Participantes,
Desde 1990, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, Rio de Janeiro) oferece programas de treinamento para Professores de Matemática do Ensino Médio(PAPMEM) e o Departamento de Matemática da UFPR vem sendo parceiro neste programa. Ele é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. O curso é gratuito e os participantes frequentes tem recebido um certificado de Curso de Extensão emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPR e um exemplar do livro adotado.
Há mais de 20 anos com o mesmo modelo, nesta 25ª edição do PAPMEM(julho/2015), resolvemos implementar novas características voltadas a integração entre ensino e tecnologia e também pensando nos professores da rede pública que com esta nova formatação terão mais pontos (pois curso de 24h até 47h conta 3 pontos e para cursos de 48h até 71h conta 6 pontos). Por isso as atividades serão realizadas durante uma semana em horário integral (manhã, tarde e inicio de noite). As atividades de cada dia consistem de aulas teóricas pela parte da manhã, ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real para a UFPR pelo sistema de teleconferência, e na parte da tarde de aulas práticas e aulas no laboratório de matemática no inicio da noite.
Assuntos da 25ª edição(julho/2015): Proporcionalidade e porcentagem, equações do 1º grau, equações do 2º grau, teorema de Pitágoras, áreas, razões trigonométricas, métodos de contagem, probabilidade e estatística, noções do geogebra e winplot.
Maiores informações verifiquem no link de inscrições
Atenciosamente.
Coordenação
Curitiba, 05 de Maio de 2015 Caros Participantes, Primeiro, o IMPA teve problemas com o Banco do Brasil mas já depositou o pagamentos dos nossos participantes. Segundo, os certificados de participação das edições de julho de 2014 e de janeiro de 2015 estarão disponíveis a partir de sexta (08/05/2015) neste link. Terceiro, o Comitê Assessor de Extensão (CAEX) ainda está analisando projetos/programas/relatórios com previsão de término até o meio de maio. Só depois disso é que serão avaliados os cursos, dentre eles o nosso (as edições do PAPMEM). Então haverá um outro certificado com aproveitamento para alguns de vocês. Quarto, a nova edição do PAPMEM ocorrerá de 20 a 24 de julho de 2015 com inscrições no período de 01 a 12 de julho de 2015, no link inscrições na nossa página.
Um bom inicio de outono e até a próxima mensagem, Att. A Coordenação.
Curitiba, 03 de Fevereiro de 2015
Caros Participantes, Agradecemos a inscrição e participação de todos nesta 24a edição do PAPMEM. Iremos anexar a página no link de certificados a lista de todos os participantes que tem direito a certificado de participação e/ou aproveitamento. Assim que tivermos a data do próximo PAPMEM que ocorrerá em Julho de 2015, divulgaremos na página. Um bom inicio de semestre a todos, Att. A Coordenação.
O link dos videos deste curso, assim como a sessão de perguntas e respostas do dia 30 de janeiro.
Curitiba, 27 de janeiro de 2015.

Caros inscritos que não puderam comparecer nos dias 26 e 27 de janeiro, por conta da greve de ônibus em Curitiba, verifiquem o recebimento de email da Coordenação do Curso PAPMEM/Curitiba sobre a possibilidade ainda de participação nesta edição.
Curitiba, 26 de janeiro de 2015.
Caros inscritos,
Devido a greve de ônibus em Curitiba e com o apoio do Vice-Diretor do Setor de Ciências Exatas, Prof. Dr. Alexandre Trovon, informamos que a frequencia no curso, enquanto durar a greve de ônibus, poderá ser abonada desde que seja entregue a(s) lista(s) de exercícios dos respectivos dias em que houve a greve. Iremos disponibilizar no período da tarde de hoje a primeira lista (referente ao dia de hoje). A(s) lista(s) devem ser entregue no primeiro dia após o encerramento da greve de ônibus, ou, se esta perdurar, até na quinta-feira dia 29, às 16 horas no Auditório do 1° andar do Prédio da Administração. Obrigada.
Verifique a confirmação de sua inscrição! Bom final de semana e até segunda-feira no Auditório do 1° andar do Prédio da Administração - Centro Politécnico!
Teremos a abertura às 8h30 pelo Prof. Dr. Alexandre Trovon (vice-diretor do Setor de Ciências Exatas) Inscrições prorrogadas até 22/01/15.
Caros professores e alunos, FELIZ 2015!!
A próxima edição do PAPMEM ocorrerá de 26 a 30 de janeiro de 2015.
O período para a inscrição nesta edição será de 12 a 21 de janeiro.
Veja informações sobre esta edição em AVISOS e verifique o cronograma.
Contamos com a sua presença!!
Sobre o PAPMEM e sua aplicação na UFPR

Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de matemática do ensino médio de vários estados do Brasil desde 1990, o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada oferece programas de treinamento para professores de matemática do Ensino médio. Atualmente, são oferecidos cursos separados em módulos semestrais com uma semana de duração, ofertados nos meses de janeiro e julho.

As aulas teóricas são ministradas por renomados profissionais de ensino de matemática do país: Prof. Elon Lages Lima, Prof. Paulo Cesar Carvalho Pinto, Prof. Eduardo Wagner. Estas aulas acontecem fisicamente no IMPA, no Rio de Janeiro, e são transmitidas em tempo real para vinte e três estados no Brasil. Além disso, há monitoria presencial, imprescindível neste tipo de curso, coordenada por professores locais.

Atualmente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Deste programa resultou uma série de livros especialmente voltados para o professor do ensino médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática. Cada um dos livros oriundos desse projeto é dedicado a um tema do ensino médio. Estão disponíveis os seguintes títulos: (1) Análise Combinatória; (2) Medida e Forma em Geometria; (3) Logaritmos; (4) Trigonometria e Números Complexos; (5) Coordenadas no plano; (6) Coordenadas no Espaço; (7) Introdução à Geometria Espacial; (8) Progressões e Matemática Financeira; (9) Construções Geométricas; além desses, os livros intitulados A Matemática do Ensino Médio, volumes 1, 2, e 3.

O curso tem como metas: a melhoria do ensino da matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como a contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas. O IMPA, pensando em analisar os temas abordados durante a edição do PAPMEM, determinou que a partir da edição de julho de 2010, seria aplicada aos participantes uma avaliação. Esta avaliação consta de algumas questões sobre os temas abordados durante a semana, sendo aplicada no último dia do curso e sem consulta. A partir da edição de janeiro de 2014 o IMPA determinou que: 1) O aluno que não colocar o nome na avaliação não terá direito ao certificado. 2) Os alunos que tiverem frequência e nota maior que 10(envolvendo listas de exercícios etc.) receberão certificado de participação. 3) Alunos com nota final igual ou superior a 60 (envolvendo listas de exercícios etc.) poderão solicitar certificado de participação com aproveitamento. Vide o critério 3.1 e 3.2 do link inscrições desta página.