Navegação
  .: Início
  .: Inscrições
  .: Seleção
  .: Taxas / Bolsas
  .: Histórico
  .: Objetivos
  .: Corpo Docente
  .: Características
  .: Disciplinas
  .: Infra-Estrutura
  .: Certificação
  .: Monografias
  .: Fotos
  .: Calendário  2011
Interação
  .: Entre em contato
  .: Coordenação
  .: Depto. de Matemática
  .: Mestrado e Doutorado

DISCIPLINAS

    1. Funções 1
    2. Funções 2
    3. Geometria 1
    4. Geometria 2
    5. Geometria Analítica e Sistemas Lineares
    6. Tratamento da Informação
    7. Análise Combinatória e Probabilidade
    8. Números e Polinômios
    9. Implicações da Pesquisa em Educação Matemática para a Didática da Matemática
    10. Educação Matemática para os três níveis de ensino
    11. Didática do ensino superior

 

Ementas e Programas

 

Funções 1 (45 horas)

Ementa: Proporcionalidade, funções afins, funções quadráticas, funções polinomiais, funções racionais e irracionais, equações e inequações racionais, equações irracionais e funções modulares.

Bibliografia

  1. ÁVILA, G.S.S. - Introdução às funções e à Derivada. Atual, SP, 1994.
  2. BATSCHELET, E. - Introdução à Matemática para Biocientistas. EDUSP, SP, 1978.
  3. BOYER, C. - História da Matemática. Edgard Blücher. 2ª ed. São Paulo, 1996.
  4. COXFORD, A.F. - As idéias da Álgebra (organizadores). Atual, SP, 1995.
  5. LIMA, E. L. et al - Temas e problemas. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 3ª ed., RJ, 2003.
  6. LIMA, E. L. et al - A Matemática do Ensino Médio. vol. 1. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 9ª ed. RJ, 2006.
  7. LINS, R. C. e GIMENEZ, J. - Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI, Papirus Campinas, Coleção Perspectiva em Educação Matemática, SP, 1997.
  8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.

Funções 2 (45 horas)

Ementa : Funções exponenciais, logarítmicas, trigonométricas e números complexos.

Bibliografia:

  1. ÁVILA, G.S.S. - Introdução às funções e à Derivada. Atual, SP, 1994.
  2. BATSCHELET, E. - Introdução à Matemática para Biocientistas. EDUSP, SP, 1978.
  3. BOYER, C. - História da Matemática. Edgard Blücher. 2ª ed., SP, 1996.
  4. DO CARMO, M. P. et al - Trigonometria e Números Complexos. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 3ª. ed. RJ, 2005.
  5. LIMA, E. L. - Logaritmos. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 2ª. Ed. RJ, 1996
  6. LIMA, E. L. et al - A Matemática do Ensino Médio. Vol.1 e Vol. 2. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 9ª ed., RJ, 2006.
  7. LIMA, E. L. et al - Temas e problemas. Coleção do Professor de Matemática, SBM. 3ª ed., RJ, 2003.
  8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.
  9. SANT´ANNA, A. S. O que é uma definição?. Manole, Barueri, 2005.
  10. SANT´ANNA, A. S. O que é um axioma?. Manole, Barueri, 2003.

 

Geometria 1 (45 horas)

Ementa: Ângulos e triãngulos. Congruência. Desigualdades geométricas. Perpendicularismo de retas e planos. Paralelismo no plano; quadriláteros. Retas e planos paralelos. Regiões poligonais e suas áreas. Teorema de Pitágoras. Semelhança.

Bibliografia

  1. MOISE, E.; DOWNS, F. Geometria Moderna , v.1. SP: Edgard Blücher, 1975.
  2. GUELLI, C.; IEZZI, G.; DOLCE. Fundamentos da Matemática Elementar , v. 9. São Paulo: Atual, 1993.
  3. LIMA, E.L. Medida e Forma em Geometria . Coleção do Professor de Matemática. RJ: SBM, 1991.
  4. LINDQUIST, M. et al. (org.) Aprendendo e ensinando geometria . São Paulo: Atual, 1994.
  5. MIYAÒKA, F.; SANTOS, C.H. - Seções planas do cubo . Curitiba : UFPR, 1997.
  6. MOISE, E.E. Elementary Geometry from an advanced standpoint . USA: Addison Wesley, 1974.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.

 

Geometria 2

Ementa : Circunferência e esfera, retas tangentes e planos tangentes. Arco de circunferência e suas medidas. Áreas de círculos e setores. Prismas, pirãmides, cilindros, cones e esfera. Princípio de Cavalieri e cálculo de volumes. Relação de Euler para poliedros.

Bibliografia

  1. MOISE, E.; DOWNS, F. Geometria Moderna , v. 2. SP: Edgard Blücher, 1975.
  2. GUELLI, C.; IEZZI, G.; DOLCE Fundamentos da Matemática Elementar , v. 10. São Paulo: Atual, 1993.
  3. LIMA, E.L. Medida e Forma em Geometria . Coleção do Professor de Matemática. RJ: SBM, 1991.
  4. LINDQUIST, M. et al. (org.) Aprendendo e ensinando geometria . São Paulo: Atual, 1994.
  5. MIYAÒKA, F.; SANTOS, C.H. - Seções planas do cubo . Curitiba : UFPR, 1997.
  6. MOISE, E.E. Elementary Geometry from an advanced standpoint . USA: Addison Wesley, 1974.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.

 

Geometria Analítica e Sistemas Lineares (30 horas)

Ementa: Coordenadas no plano e no espaço, equações de retas e planos, posições relativas entre retas, retas e planos, distãncias entre pontos e entre pontos, retas e planos; cônicas: classificação, construção, posições relativas com retas; sistemas lineares: resolução via escalonamento; matrizes e determinantes .

Bibliografia:

  1. BOLDRINI, J.L., COSTA, S.I.R, FIGUEIREDO, V.L., WETZLER, H.G. Álgebra Linear - 3ª. ed., Harbra, SP, 1986.
  2. BOYER, C. - História da Matemática . Edgard Blücher, SP, 1974.
  3. CAMARGO, I., BOULOS, P. Geometria Analítica . Prentice Hall, SP, 2005.
  4. LIMA, E. L. - Coordenadas no Plano . Coleção do Professor de Matemática, SBM, RJ, 2002.
  5. LIMA, E. L. - Coordenadas no Espaço . Coleção do Professor de Matemática, SBM, RJ, 1998.
  6. LIMA, E. L. et al - A Matemática do Ensino Médio. Vol.3 . Coleção do Professor de Matemática, SBM, RJ, 2004.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.

 

Tratamento da Informação (30 horas)

Ementa: Coleta, organização e representação de dados. Descrição, análise e interpretação de dados. Inferência e predição. Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) envolvendo gráficos.

Bibliografia :

  1. CRESPO, A. J., Estatística Fácil . 17ª Editora Saraiva, São Paulo, 1999.
  2. ZAWOJEWSKI, J. S., Dealing with data and chance . Curriculum and Evaluation Standards for School Mathematics, Addenda Series, National Council of Teachers of Mathematics, 1992.
  3. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: Exame Nacional do Ensino Médio 1998-2004.
  4. MORGADO, A.C. et al. - Análise Combinatória e probabilidade . Coleção do Professor de Matemática, SBM, RJ, 2004.
  5. CAMPOS, M.A.; LIMA, P. F. - Introdução ao tratamento da informação nos ensinos fundamental e médio. Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. São Paulo, 2005.

 

Análise Combinatória e Probabilidade (30 horas)

Ementa: Princípios de adição e multiplicação. Outros princípios de contagem. Espaço amostral e probabilidade.

Bibliografia :

  1. MORGADO, A.C. et al. - Análise Combinatória e probabilidade . Coleção do Professor de Matemática, SBM, RJ, 2004.
  2. HAZZAN, S. - Combinatória e Probabilidade . Coleção Fundamentos de Matemática Elementar, v.5, Atual, SP, 1993.
  3. FELLER, W. Introdução à Teoria de Probabilidades e suas Aplicações , Edgard Blucher, São Paulo, 1973.
  4. SANTOS, J.P.P. et al. Introdução à Análise Combinatória . Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995, 295 p.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA: Revista do professor de matemática.

 

Números e Polinômios (30 horas)


Ementa: Números inteiros. Divisibilidade e algoritmo da divisão. Congruências e aritmética modular. Polinômios.

Bibliografia:

  1. 1. DOMINGUES, H. - Fundamentos de Aritmética . Atual, SP, 1991.
  2. FOMIN, S. - Sistemas de Numeração . Atual, SP, 1994.
  3. GENTILE, E. - Aritmética Elemental . O. E. A., Washington, 1985.
  4. HEFEZ, A. - Curso de Álgebra. vol. 1 , Coleção Matemática Universitária, SBM., RJ, 1993.
  5. IFRAH, G. - A História de uma Grande Invenção . Ed. Globo,
  6. LINS, R. C. e GIMENEZ, J. - Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI , Papirus Campinas, Coleção Perspectiva em Ed. Mat.,SP, 1997.
  7. MILIES, C. P. e COELHO, S. P. - Números , EDUSP, 1997.
  8. SOMINSKI, I.S. - Método de indução matemática . Atual, SP, 1996.

 

Implicações da Pesquisa em Educação Matemática para a Didática da Matemática (30 horas)

Ementa: Estudo de alternativas metodológicas para realização de trabalhos na área de Educação Matemática envolvendo diversas abordagens epistemológicas; exame de alternativas de análise quantitativa e qualitativa de dados para implementação de projetos específicos; normas para apresentação de monografia.

Bibliografia:

  1. LUDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EDU, 1986.
  2. HARTURG, F. e DEARING, B.E. Exploratory data analysis. Ed. Beverly Hills, Sage, 1987.
  3. NOGUEIRA, D. (s/d). Pesquisa Social: introdução às suas técnicas.
  4. BICUDO, M.A.V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-Posições. volume 4, no 1, março, FE – Unicamp, 1993.
  5. FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. FE – Unicamp, 1994.
  6. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: Normas para apresentação de documentos científicos: teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. Editora da UFPR, Curitiba, 2000.
  7. PIMENTA, S. G., GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. Cortez Editora. São Paulo, 1995.

 

Educação Matemática para os três níveis de ensino (30 horas)

Ementa: Modos de entender a matemática a partir dos parãmetros curriculares nacionais; recursos teóricos para análise e crítica de situações de sala de aula; estudo crítico de procedimentos de avaliação dos professores de matemática e análise de algumas abordagens alternativas; resolução de problemas na matemática escolar; didática para o ensino fundamental, ensino médio e superior.

Bibliografia:

  1. ORTON, Robert E . Duas teorias da "teoria" em Educação Matemática: utilizando Kuhn e Lakatos para examinar quatro questões fundamentais. In: Quadrante: Revista Teórica e de Investigação. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Vol. 3 n o 1, p. 77-98. 1994.
  2. THOMPSON, Alba Gonzales. A relação entre concepções de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica . In: Zetetiké. Campinas: CEMPEM., vol. 5 n o 8, p. 9-44. Jul./dez. de 1997.
  3. MACHADO, S. Educação matemática, uma introdução . Editora PUC-SP: 1999.
  4. ARTIGUE, Michèle e DOUADY, Régine. A didáctica da matemática em França . In: Quadrante: Revista Teórica e de Investigação . Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Vol. 2 n o 2, p. 41-68. 1993.
  5. MOREIRA. D. A. Didática no ensino superior: técnicas e tendências . Ed. Pioneira. São Paulo, 1997.
  6. HIGUERAS, L. Ruiz e outros. La noción de función como objeto a enseñar y como objeto enseñado: análisis de un proceso de transposición didáctica . In: Quadrante: Revista Teórica e de Investigação. Lisboa: Associação de Professores de Matemática. Vol. 4 n o 2, p. 91-116. 1995.
  7. DA SILVA, Elcio Oliveira e outros. O contrato didático e o currículo oculto: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico . In: Zetetiké . Campinas: CEMPEM. Vol. 4 n o 6, p. 9-23. Jul./dez. de 1996.
  8. POLYA, G. A arte de resolver problemas . Editora Interciência.
  9. KRULIK, S. REYS, R. A resolução de problemas na matemática escolar . São Paulo : Atual Editora, 1998.
  10. PAIS, L. Didática de matemática, uma análise da influência francesa . Tendências em Educação Matemática. Autêntica: 2001.
  11. LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência . Editora 34: 1993.
  12. HAIDT, R. C. Curso de didática geral . Ática, São Paulo, 1995;

 

Didática do ensino superior (30 horas)

Ementa: Didática do ensino superior; didática geral; apresentação de seminários pelos alunos e professores da disciplina em suas linhas de pesquisa.

Bibliografia :

  1. MOREIRA. D. A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. 1ª ed., 2ª reimp.,
    Ed. Pioneira. São Paulo, 2003;
  2. LIBANEO, J. C. Didáticas. Ed. Cortez. São Paulo, 1990;
  3. HAIDT, R. C. Curso de didática geral. Ática, São Paulo, 7ª ed., 7ª reimp. São Paulo,
    2004;
  4. SEBER, M. G. Construção da inteligência pela criança. Pensamento e Ação no
    Magistério. Editora Scipione. São Paulo, 2002.
  5. NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. Série Educação. Editora Ática. São Paulo, 2003.

voltar a pagina inicial - voltar ao topo

 
 
Curso de Especialização para Professores de Matemática