Navegação
  .: Início
  .: Inscrições
  .: Seleção
  .: Taxas / Bolsas
  .: Histórico
  .: Objetivos
  .: Corpo Docente
  .: Características
  .: Disciplinas
  .: Infra-Estrutura
  .: Certificação
  .: Monografias
  .: Fotos
  .: Calendário  2011
Interação
  .: Entre em contato
  .: Coordenação
  .: Depto. de Matemática
  .: Mestrado e Doutorado

HISTÓRICO

Nas décadas de 1980 e 1990, vários professores do Departamento de Matemática da UFPR participaram assiduamente da capacitação de professores do ensino dos níveis fundamental e médio,tanto por adesão aos programas organizados pelas Secretarias de Educação Municipal ou Estadual como pela oferta de Cursos de Extensão. De 1995 a 2000 o Departamento realizou o projeto de Extensão denominado “Melhoria da qualidade do ensino de Matemática” do qual participavam professores da UFPR, alunos do curso de Licenciatura em Matemática e professores de escolas estaduais e municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Os objetivos desse projeto eram: estudar e discutir a fundamentação teórica dos conteúdos lecionados nas escolas, busca de metodologias adequadas para abordagem didática desses conteúdos e produção de material instrucional. Além disso, haviam graduados interessados em aprofundar seus estudos em conteúdos de matemática básica para resolução de problemas reais e licenciados em matemática com interesse no magistério superior.

Nos contatos com os professores externos à UFPR, ficou evidente a demanda por um curso de Especialização direcionado para aquela clientela. O Departamento de Matemática aceitou o desafio de atender a essa demanda, por reconhecer a necessidade da oferta de um curso para promover: a) atualização dos professores em serviço; b) formação continuada para os graduados em Licenciatura, Bacharelado e também de graduados de áreas afins com a matemática.

Período 1997-2000

O Curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da instituição para funcionar na categoria “temporário”, a partir de 1997. As aulas da primeira turma do Curso se iniciaram em agosto de 1997, e até o ano de 2000 foram ofertadas quatro turmas.

Desde a primeira turma, houve grande interesse pelo Curso, conforme atesta o número de inscrições de candidatos: foram 120 em 1997, 80 em 1998, 100 em 1999 e 138 em 2000. A primeira alteração no Curso foi motivada pelo grande número de candidatos: o número de vagas foi aumentado de 30 para 40, na tentativa de melhor atender a clientela.

A turma de 1998 foi ofertada dentro do programa PRÓ-CIÊNCIAS da CAPES, o que possibilitou a todos os alunos receberem ajuda de custo, durante o período de aulas.

As avaliações do Curso pelos concluintes foram favoráveis, na maioria, demonstrando que os objetivos estabelecidos estavam sendo alcançados. As experiências com as quatro primeiras turmas indicaram a necessidade de efetuar ajustes na carga horária das disciplinas, época propícia para o início do Curso e horário adequado para as aulas. Os ajustes foram incorporados na proposta de transformação do curso para a categoria “permanente”.

Período 2001-2005

A partir de 2001 o Curso passou para a categoria permanente, aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa. Mudou-se inclusive o nome que era “Especialização para Professores do Ensino Fundamental e Médio” para “Especialização para Professores de Matemática”.  Houve 102 candidatos para as 40 vagas ofertadas.

Para 2005, houve uma reestruturação considerável do curso. Houve um grande ajuste curricular nas disciplinas (nomes das disciplinas, carga horária foram alterados e algumas substituições realizadas) buscando um perfil mais definitivo para o Curso com conteúdo que contemple todo o programa de matemática básica e, concomitantemente, disciplinas didático-pedagógicas com didática do ensino superior em suas ementas para que o título de especialista sirva para atuação no magistério superior. O número de candidatos da Turma 2005 foi de 85 para 40 vagas sendo 4 bolsas. Para 2006 serão ofertadas 45 vagas para melhor atender a demanda, sendo 5 bolsas.

voltar a pagina inicial - voltar ao topo
 
 
Curso de Especialização para Professores de Matemática