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OBJETIVOS

Geral

Propiciar a qualificação para o magistério, mediante propostas curriculares voltadas à melhoria do desempenho docente.

Específicos

A presente proposta foi construída coletivamente numa perspectiva interdisciplinar, ou seja, com a preocupação constante de integração mútua de conceitos, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e organização. Dessa forma, a presente proposta visa à oferta de um programa de qualificação de professores de matemática e graduados na modalidade de Especialização com os seguintes objetivos:

  1. Desenvolver conteúdos e metodologias que incorporem os avanços da ciência matemática e as tendências em Educação Matemática compatíveis com os Parãmetros Curriculares Nacionais e a proposta curricular do Estado, especialmente no que se refere à necessidade de interdisciplinaridade e contextualização e carreira do professor nos três graus de ensino.
  2. Identificar e explicitar os conceitos fundamentais de Matemática e suas relações internas no domínio matemático assim como o seu papel no desenvolvimento das ciências;
  3. Estudar e analisar a construção dos conceitos e da linguagem matemática, para que o professor reconheça que tal construção é um processo gradual que se desenvolve em níveis variados;
  4. Elaborar projetos de ensino envolvendo o professor universitário, o graduado, o professor do Ensino Fundamental, o professor do Ensino Médio e o aluno, na proposta de situações didáticas e na construção de materiais instrucionais adequados;
  5. Reconhecer o valor diagnóstico da avaliação da aprendizagem em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem, como fonte de indicadores tanto para os alunos quanto para os professores, no redimensionamento do trabalho pedagógico.
  6. Valorizar e utilizar a história e a epistemologia dos conceitos matemáticos para que se possa compreender e ensinar Matemática como ciência dinãmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos;
  7. Estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e entre estes e os conceitos das ciências afins dando significado às idéias e às atividades matemáticas presentes nas práticas científicas tanto histórica como contemporaneamente e também no ensino de ciências;
  8. Contribuir para que os professores venham a reconhecer a Matemática como um saber cultural imprescindível para a inserção das pessoas no mundo do trabalho e para a compreensão das relações sociais construídas historicamente no ãmbito da sociedade brasileira;
  9. Auxiliar a formação humanística do professor de Matemática, desenvolvendo sua sensibilidade estética e senso ético, sua imaginação, seu raciocínio e sua confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios;
  10. Produzir textos matemáticos (incluindo monografias), programas e softwares computacionais e novas tecnologias (materiais didáticas, técnicas de resolução de problemas, etc) tanto para o ensino da matemática como para a resolução de problemas reais.

Público-alvo

Professores de matemática do ensino médio, ensino fundamental, licenciados em matemática, interessados em desenvolver trabalhos na área de ensino de matemática. Destina-se também aos bacharéis em matemática e demais graduados de áreas afins, interessados num aprofundamento de matemática básica para a resolução de problemas reais e/ou pertinentes a sua profissão. Destina-se também a todos os graduados que desejam atuar no magistério superior como especialista.

Concepção do Programa

A criação do Curso se deu a partir da demanda de professores em serviço nos níveis fundamental e médio e da vontade de professores do Departamento de Matemática de contribuir para a melhoria do ensino de Matemática. Os aspectos fundamentais que nortearam a proposta do Curso: a) estudo e análise dos conceitos matemáticos e da linguagem matemática para que o professor os utilize em seu trabalho cotidiano; b) desenvolvimento de conteúdos e metodologias que incorporem os avanços da ciência matemática e as tendências em Educação Matemática, especialmente no que se refere à necessidade de interdisciplinaridade e contextualização; c) estudo de novas tecnologias que possam ser adotadas para inovar o ensino de Matemática e contribuir na resolução de problemas reais com o uso de ferramentas matemáticas; d) atuação de professores no magistério superior (a partir de 2005).

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Curso de Especialização para Professores de Matemática