Currículo do Curso

Ementas: Licenciatura | Bacharelado | Optativas

 

Ementas das disciplinas optativas

As disciplinas optativas para o curso de Matemática são ofertadas por vários Departamentos da UFPR. Atualmente são ofertadas disciplinas nos seguintes departamentos:

 

Departamento de Matemática


CM035 Educação Matemática I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Resolução de Problemas. Modelagem. Etnomatemática. Tópicos aplicados a conteúdos de 1° e 2° graus.
CM037 Tópicos de Análise I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Análise I. Abordagem de temas tais como análise convexa, análise numérica, equações diferenciais parciais, métodos de física matemática e outros.
CM038 Tópicos de Álgebra I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Álgebra I.Abordagem de temas tais como: álgebra homológica, categorias e funtores, álgebra comutativa e outros.
CM039 Tópicos de Geometria/Topologia I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Geometria/Topologia I.Abordagem de temas tais como: homotopia, homologia e outros.
CM040 Tópicos de Lógica e Fundamentos
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos de lógica e fundamentos da matemática I.Abordagem de temas tais como: computabilidade e funções recursivas, análise nãostandart, álgebra universal e outros.
CM073 Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Teoria geral das equações diferenciais ordinárias. Prova dos teoremas de Picard e Peano, teoremas de existência e unicidade para equações diferenciais lineares de ordem n. Exponenciação matricial e aplicações na resolução de sistemas de equações lineares.
CM076 Introdução à Teoria da Integração
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Sigmaálgebras. Funções mensuráveis. Medidas positivas. Integral de Lesbegue. Teorema da convergência monótona. Teorema da convergência dominada de Lebesgue. Introdução à teoria dos espaços Lp. Desigualdades de Hölder e Minkonski. Construção da Integral de Lesbesgue. Comparação com a integral de Riemann. Aplicações.
CM079 Modelos Matemáticos em Finanças
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Introdução ao mercado de opções. O modelo de BlockSholes. Solução da equação de BlockSholes. Variação sobre o modelo de BlockSholes. Métodos numéricos. Derivativos em taxas de juros.
CM081 Introdução ao Cálculo Variacional
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Funcionais, variação e suas propriedades. Formalismo Lagrangeano, extremos de funcionais e as equações de EulerLagrange. Leis de conservação. Formalismo canônico, extremos e as equações de HamiltonJacobi. Transformações de Legendre e a relação entre a Lagrangeana e a Hamiltoneana. Teoremas de Liouville e Poincaré. Aplicações.
CM082 Introdução à Inteligência Artificial
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Introdução à inteligência artificial. Histórico. Computação paralela. Abordagem de metaheurística: redes neurais, algoritmos genéticos, simulated annealing, ant systems. Aplicações a problemas de otimização
CM087 Tópicos de Análise Numérica I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Teoria de aproximação e métodos computacionais e tópicos especiais de Análise Numérica.
CM088 Tópicos de Análise Numérica II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Computação científica e tópicos avançados em Análise Numérica.
CM089 Tópicos de PesquisaOperacional I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Aspectos computacionais e abordagens de problemas de Pesquisa Operacional através de metodologias clássicas e recentes.
CM090 Tópicos de Pesquisa Operacional II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Técnicas clássicas e modernas na área de Pesquisa Operacional. Tópicos avançados de Pesquisa Operacional.
CM091 Tópicos de Otimização I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Métodos gerais em programação linear e não linear convexa.
CM092 Tópicos de Otimização II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Métodos modernos em programação não linear diferenciável. Implementação computacional de métodos modernos em programação não linear diferenciável.
CM093 Tópicos de Física-Matemática I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Equações diferenciais da físicamatemática e tópicos de FísicaMatemática.
CM094 Tópicos de Física-Matemática II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Métodos de solução de equações de físicamatemática, tensores e tópicos avançados de FísicaMatemática.
CM096 Análise Numérica I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Equações não lineares. Aritmética de pontoflutuante. Equações lineares. Interpolação polinomial. Integração numérica.
CM097 Análise Numérica II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Métodos iterativos sistemas lineares. Matrizes ortogonais. Problema de quadrados mínimos. Métodos para cálculo de autovalores e autovetores. Decomposição em valores singulares.
CM098 Análise Numérica III
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Métodos de passo simples para o problema de valor inicial. Métodos de passo múltiplo para o problema de valor inicial. Controle de passo. Métodos para o problema de valor de contorno. Tópicos em métodos para equações diferenciais ordinárias.
CM103 Laboratório de Matemática Aplicada
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Utilização de linguagens de programação de uso comum em Matemática Aplicada.
CM104 Métodos de Matemática Aplicada I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Revisão de equações diferenciais ordinárias, lineares de segunda ordem. Solução por séries, pontos singulares, método de Frobenius. Funções especiais. Séries de funções ortogonais. Problemas de autovalor.
CM105 Métodos de Matemática Aplicada II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Séries de Fourier clássicas. Introdução à distribuições. Transformadas integrais. Representações integrais de funções. Aplicações de transformada de Fourier ao processamento de sinais.
CM106 Otimização I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
O problema de programação nãolinear. Condições de otimalidade para o problema de minimização sem restrições. Convexidade. Métodos de busca unidirecional. Os métodos clássicos de descida: Gradiente, Newton, QuaseNewton. Condições de otimalidade para o problema de minimização com restrições lineares. Método do Gradiente Projetado. Método das restrições ativas. Condições de otimalidade para o problema de minimização com restrições nãolineares.
CM107 Otimização II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
As condições de KKT para o problema geral. Método Gradiente Conjugado. Métodos de Penalidades. Métodos de Região de Confiança. O Problema de Mínimos Quadrados Linear e NãoLinear. Métodos Duais.
CM109 Algoritmos de Pontos Interiores
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
O problema de programação linear. Noções de programação não linear. Algoritmos afins. Complexidade. Função barreira, centro analítico e pontos centrais. Algoritmos de trajetória central.
CM110 Análise Convexa na Reta
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Função convexa de uma variável real. Propriedades. Continuidade. Diferenciabilidade. Função conjugada. Conjuntos convexos. Operações que preservam convexidade. Função suporte. Subdiferenciabilidade.
CM113 Análise IV
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Diferenciabilidade no Rn como aplicação linear. Desenvolvimento de Taylor. Máximos e Mínimos. Teoremas da Função Inversa e Implícita. Formas locais das Imersões e submersões. Teorema do Posto. Pontos Críticos e Lema de Morse. Integração Múltipla. O Teorema de Fubini. Mudança de Variáveis em Integrais Múltiplas.
CM114 Métodos Computacionais de Otimização
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Implementação e Análise dos Seguintes Métodos: Gradiente Conjugado, Newton, BFGS, Região de Confiança e Lagrangeano Aumentado.
CM115 Modelos Matemáticos para Biologia
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Introdução aos modelos contínuos para Biologia. Método do plano de fase e soluções qualitativas. Aplicações em dinâmica populacional. Ciclos limites, oscilações e sistemas excitáveis. Estudo dirigido.
CM116 Tópicos de Matemática Aplicada I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Abordagens de problemas de Matemática Aplicada através de metodologias recentes.
CM117 Tópicos de Matemática Aplicada II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Técnicas modernas na área de Matemática Aplicada. Tópicos avançados de Matemática Aplicada.
CM129 Epistemologia da Matemática 
CH: 60h (4 h/s) 
Pré-requisito: não tem
Conceituação e métodos da didática da matemática. A didática da matemática como disciplina científica e as diversas formas de constituição do conhecimento matemático. Transposição didática e criação didática: o método de analogia. Situações didáticas, contrato didático e efeitos didáticos. Epistemologia do professor sobre a matemática e sobre o processo de ensinoaprendizagem. Obstáculos epistemológicos e didáticos. Teoria dos campos conceituais. 
CM130 Pesquisa em Educação Matemática 
CH: 60h (4 h/s) 
Pré-requisito: não tem
Analisar concepções e tendências da Educação Matemática em pesquisas e publicações dessa área, levantar as teorias que apóiam as pesquisas e levantar como são organizadas metodologicamente. Discutir resultados de pesquisas ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com a perspectiva em Educação Matemática. Analisar como práticas de investigação em matemática podem ter lugar na sala de aula. 
CM131 Análise de Textos e Materiais Didáticos 
CH: 60h (4 h/s) 
Pré-requisito: não tem
Conhecimento e realidade. Linguagem corrente e linguagem científica.  Conhecimento e didática. Políticas educacionais e materiais didáticos.  Experiências Matemáticas. Transposição Didática. Descrição e análise crítica da forma e conteúdo de textos e materiais no contexto científico e didático.
CM138 Tópicos de Geometria/Topologia II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Geometria/Topologia
CM140 Tópicos de Matemática I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, abrangendo assuntos relacionados à Matemática.
CM141 Tópicos de Matemática II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, abrangendo assuntos relacionados à Matemática.
CM142 Tópicos de História da Matemática I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos de História da Matemática.
CM143 Tópicos de História da Matemática II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos de História da Matemática.
CM144 Tópicos de Análise II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Análise Matemática
CM145 Tópicos Álgebra II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos em Álgebra.
CM146 Tópicos de Lógica/Fundamentos II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Ementa variável, focalizando tópicos de lógica e fundamentos da matemática.
CM224 Pesquisa Operacional I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Revisão de Álgebra Linear. Modelos de Programação Linear. O Método Simplex. O Problema do Transporte. O Problema da Designação. Dualidade. Análise de PósOtimização.
CM225 Pesquisa Operacional II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Programação Inteira e Combinatória. Algoritmos de Redes. Modelos Dinâmicos de Otimização.
CM229 Introdução à Lógica Matemática
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Aspectos da lógica atual. Tratamento axiomático do cálculo proposicional clássico. Tratamento axiomático do cálculo de predicados de primeira ordem clássico. Teorias de primeira ordem. Teorias com igualdade. Interpretações, satisfatibilidade e verdade. Modelos. Noções sobre lógicas nãoclássicas.
CM231 Filosofia da Matemática
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
A reflexão filosófica e a reflexão matemática sobre a Matemática. A Lógica como metodologia e a Metamatemática. Discussão geral acerca da Matemática Contemporânea, sua linguagem, sua base postulacional. Aspectos filosóficos relacionados aos seus fundamentos. O ensino da Matemática.

 

Departamento de Física


DISCIPLINA EMENTA
CF063 Física Experimental I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Medidas físicas e erros experimentais. Experiências de Mecânica Clássica. Termodinâmica e Ondas Mecânicas.
CF064 Física Experimental II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CF063
Instrumentos de medidas elétricas. Experiências de eletrostática, circuitos em corrente contínua, eletromagnetismo e óptica.
CF087 Teoria de Grupos
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CM048
Teoria abstrata de grupos. Teoria das representações. Grupos contínuos de matrizes. Grupos de Lie. O grupo U(1). Grupos SU(2), SU(3) e SU(4). Álgebra de Lie. O grupo de Lorentz. Grupo de Poincaré. Teorema de Noether.
CF353 Mecânica Clássica I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Mecânica newtoniana para uma partícula e um sistema de partículas. Movimento de uma partícula sob a ação de uma força central. Oscilações. Sistemas de referência inerciais e não inerciais. Formulação lagrangeana.
CF354 Mecânica Clássica II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CF353
Princípio variacional de Hamilton; Equações de Euler-Lagrange; Formulação Hamiltoniana; Transformações canônicas e teoria de Hamilton-Jacobi; Noções sobre o movimento de um corpo rígido.
CF356 Estrutura da Matéria
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Átomo de Hidrogênio. Spin. Partículas idênticas. Física atômica. Física molecular. Introdução à Física Estatística Física do estado sólido. Física nuclear e de partículas.
CF366 Métodos de Física Teórica I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Técnicas de integração no plano complexo. Técnicas de solução de equações diferenciais parciais. Noções de equações integrais.
CF367 Métodos de Física Teórica II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CF366
Funções de Green. Cálculo variacional. Noções elementares de teoria de grupos.
CF368 Eletromagnetismo I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Eletrostática; meios dielétricos; energia eletrostática; corrente elétrica; campo magnético; propriedades magnéticas da matéria; indução eletromagnética; energia magnética; equações de Maxwell.
CF371 Mecânica Estatística
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Conceitos fundamentais da mecânica estatística. Teoria geral dos gases. Gases monoatômicos. Gases Diatômicos. Gases de Fermi-Dirac. Gases de Bose-Einstein. Sólidos. Gases reais.
CF372 Mecânica Quântica I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CF356 + CF366
Ondas e partículas; Introdução às idéias Fundamentais da Mecânica Quântica. Estrutura Geral da Mecânica Quântica: Formalismo Matemático e os Postulados da Mecânica Quântica. O Oscilador Harmônico Simples. Momentum Angular na Mecânica Quântica. Partícula em um Potencial Central; O Átomo de Hidrogênio.
CF373 Mecânica quântica II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: CF372
Teoria Quântica do espalhamento por um Potencial. O Spin do Elétron. Adição de Momenta Angulares. Interação da Radiação como a Matéria. Métodos de Aproximação. Partículas Idênticas.

 

Departamento de Expressão Gráfica


DISCIPLINA EMENTA
CD018 Perspectiva
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Noções de perspectiva. Perspectiva paralela. Perspectiva cônica. Processos de construção em perspectiva. Representação de objetos inclinados em perspectiva cônica. Pontos medidores e pontos de fuga reduzidos. Sombras. Aplicações computacionais da perspectiva.
CD032 Desenho Geométrico II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Tangência. Problema de Apolônio. Cônicas. Aplicação do conceito de tangência na resolução de problemas de cônicas. Problemas clássicos das cônicas. Reciprocidade polar. Transformações geométricas: homologia, simetria pontual, simetria axial, translação, rotação e inversão. Aplicação computacional de conceitos da geometria através da geometria dinâmica.
CD033 Geometria Descritiva I
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Operações fundamentais do desenho projetivo. Conceito de projeções. O método das duplas projeções ortogonais. Representação dos elementos fundamentais (ponto, reta e plano). Condições de paralelismo e perpendicularidade entre retas e planos. Processos descritivos. Representação de sólidos. Planificação. Problemas métricos e problemas de posição.
CD034 Geometria Descritiva II
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Em dupla projeção ortogonal: Representação de poliedros regulares e corpos redondos. Representação de seções planas nos sólidos. Interseção de reta com sólidos. Interseção de sólidos. Projeções cotadas.

 

Departamento de Planejamento e Administração Escolar


DISCIPLINA EMENTA
EP041 Educação Popular
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Cultura e educação popular: concepções e tendências. Histórico dos movimentos de educação popular no Brasil. Formas de organização da educação popular: experiências e propostas. A questão pedagógica na educação popular.
EP057 Planejamento Educacional e Currículo em Educação Especial
CH: 45h (3 h/s)
Pré-requisito: não tem
Configuração histórica da diversidade na sociedade. Educação Especial e seus determinantes históricos, sócio-econômicos e políticos. Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e suas implicações educacionais. Políticas
educacionais para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Organização e gestão da Educação Especial no Brasil.
EP058 Educação Especial na Área Não-Escolar
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Configuração histórica dos atendimentos interdisciplinares às pessoas com necessidades especiais. Constituição de equipes nos modelos governamentais e não-governamentais
internacionais e brasileiras. O papel do pedagogo e demais profissionais nas diversas etapas do atendimento a pessoas com necessidades especiais.
EP060 Reestruturação Produtiva e Educação Profissional
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
As mudanças no mundo do trabalho e a educação profissional: trabalho artesanal, trabalho manufatureiro, trabalho industrial moderno e suas relações com a qualificação e a educação profissional. As relações de trabalho, as inovações tecnológicas, as formas de organização da produção e a qualificação social e profissional dos trabalhadores sob a formação social capitalista. A qualificação e a educação profissional como direito do
trabalhador e a relação público-privado que envolve a sua oferta no Brasil. A formação do professor e a educação profissional. Os aspectos contraditórios da educação profissional: formar para produzir, reproduzir e para transformar a realidade social.
EP075 Disciplina e Indisciplina no Cotidiano Escolar: um enfoque foucaltiano
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Problematização da disciplina no cotidiano escolar. Poder, disciplina, normalização, exame, vigilância, moral e ética em Michel Foucault. Concepções de infância e de educação: implicações sobre a prática pedagógica e sobre as relações disciplinares. A produtividade do pensamento de Foucault através de um estudo de caso sobre livros de ocorrência escolares. Pesquisa de campo: disciplina e indisciplina no cotidiano escolar.
EP078 Infância e Educação Infantil
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Infância como construção social. A construção histórica da educação infantil e a sua relação com a educação brasileira. As políticas públicas destinadasàs crianças de 0 a 6 anos. A especificidade do trabalho em educação infantil: cuidado e educação. Currículo - diretrizes e propostas para crianças pequenas: contribuições nacionais e internacionais. O profissional de educação infantil. Diversidade cultural e a pesquisa em educação infantil: raça, etnia e gênero. A pesquisa sobre infância e educação infantil.
EP079 Organização e Gestão em Educação Especial
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Pressupostos históricos, políticos e filosóficos do movimento de integração/inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Organização e gestão do trabalho
pedagógico escolar nos diversos níveis, etapas e modalidades, e não-escolar, com pessoas com necessidades educacionais especiais no contexto atual.
EP080 Organização e Gestão do Ensino Médio e Profissional
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
A articulação/desarticulação entre Ensino Médio e Educação Profissional: História e contemporaneidade; políticas educacionais para o ensino médio e profissional: dispositivos normativos oficiais e cultura escolar; a educação do jovem: demandas, expectativas, limites e possibilidades.
EP082 Educação Comparada
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Aspectos históricos, concepções e abrangência da disciplina. Concepções teórico-metodológicas da Educação Comparada. Tendências educacionais internacionais contemporâneas. Políticas Internacionais de Educação e condicionantes das políticas educacionais. Questões atuais da educação no contexto da globalização.
EP083 Introdução ao Estudo do Currículo
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Currículo: Conceito e desenvolvimento histórico na literatura internacional e brasileira. Tendências e concepções curriculares na prática educacional. As propostas curriculares
atuais e seu reflexo na educação básica. O trabalho do professor na organização e planejamento curricular.
EP084 Educação do Campo
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
A educação e a questão agrária no Brasil. Concepções de campo e de educação nas políticas públicas. Os paradigmas da educação rural x Educação do Campo. Educação do Campo e movimentos sociais. A organização do trabalho pedagógico na escola do campo.
EP085 Financiamento da Educação
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Orçamentos públicos e financiamento da educação pública no Brasil: o conceito de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Gestão e financiamento público: planejamento orçamentário democrático ascendente, conselhos de acompanhamento de
gastos públicos. Políticas educacionais específicas e suas implicações financeiras: políticas de fundos (FUNDEF; FUNDEB, fundos para o ensino superior); regime de colaboração e condições de financiamento da educação básica.
EP086 Educação, Ciência e Tecnologia
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
As relações entre ciência, tecnologia e sociedade e suas implicações para a educação formal e não formal. Divulgação científica: paradigmas e concepções do público leigo. Ensino formal e não formal com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade. Ciência, tecnologia e cidadania: tendências e metodologias de participação do cidadão leigo na avaliação do desenvolvimento científico-tecnológico.
EP087 Gestão Escolar
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Análise dos processos de organização e gestão das escolas. Alternativas de gestão da escola: teorias e experiências concretas. As formas de organização, estruturação e gestão da escola. Planejamento da/na escola. A natureza do processo pedagógico e a gestão da escola. Financiamento da/na escola. O dirigente escolar. A pesquisa em gestão escolar.
EP089 Avaliação da Escola e Avaliação na Escola
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Avaliação do processo educacional escolar: concepção e prática. Avaliação institucional na perspectiva da democratização da escola. Políticas educacionais de avaliação educacional no Brasil.
EP090 Direitos da Criança e do Adolescente
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
A concepção jurídico-social de proteção integral à criança e ao adolescente: a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e seus desdobramentos no Brasil. A dimensão histórica da situação da criança e do adolescente no Brasil do período
colonial ao emergir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA-Lei 8069/1990). Os determinantes sócio- políticos da conjuntura que antecedeu/sucedeu a aprovação do ECA: atores sociais envolvidos. O ECA como expressão da concepção de proteção integral: princípios, gestão, rede de ações do Estado e da sociedade civil.
EP091 Socialização de Pesquisas
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Apresentação de pesquisas recentes, concluídas ou em andamento, dos professores do DEPLAE, abordando tema/objeto, problema, fundamentação teórico-metodológica,
abordagem de campo, resultados.
EP092 Educação e Movimentos Sociais
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Origens, concepções e desenvolvimento histórico dos movimentos sociais no Brasil e no contexto internacional; dimensões educativas dos movimentos sociais na formação
humana; a relação entre saber da prática e saber escolar.
EP093 Currículo na Educação de Jovens e Adultos
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Matrizes pedagógicas na EJA: tempo, trabalho e cultura. Educandos (as) da EJA. Experiências curriculares nacionais e internacionais na EJA.
EP094 Alfabetização de Jovens e Adultos
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Concepções e práticas de alfabetização de jovens e adultos. Educando (as) da alfabetização de jovens, adultos e idosos. Análise da constituição das demandas de alfabetização de jovens, adultos e idosos.
EP095 Organização da Educação Superior
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Papel da Educação Superior na sociedade contemporânea. Evolução da Educação Superior no Brasil. Problemas atuais da Educação Superior brasileira. A Educação Superior e a formação de professores.

 

Departamento de Fundamentos e Teoria da Educação


DISCIPLINA EMENTA
ET034 Problemas de Aprendizagem Escolar
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Interferências emocionais na aprendizagem escolar. Perturbações da linguagem falada e escrita.
ET038 Meio Ambiente e Educação
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Concepções de meio ambiente e suas implicações nas propostas da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. A dimensão das questões ambientais na sociedade contemporânea
ET042 Estudos Independentes IV
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Tema livre dentro da área de conhecimento de Filosofia da Educação
ET045 O Desenvolvimento Moral e o Contexto Escolar
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
O desenvolvimento moral do ponto de vista de diversas teorias psicológicas contemporâneas. O desenvolvimento moral e o contexto escolar. Indisciplina e disciplina: culpa e vergonha
ET046 Psicologia, Criatividade e Educação
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Abordar o tema da criatividade desde o ponto de vista de diversas teorias psicológicas contemporâneas. A criatividade em contextos educativos.
ET055 Educação, Gênero e Sexualidade
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Sexo, gênero e sexualidade. A Educação Sexual e os parâmetros Curriculares. A produção das identidades sexuais e de gênero. Políticas sexuais e de gênero. Gênero e sexualidade no espaço educativo
ET056 Psicanálise e Educação
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Aspectos teóricos básicos da Psicanálise. Processos inconscientes e sua implicação na aprendizagem e na relação professor-aluno.
ET063 Distúrbios da Aprendizagem
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Comprometimento neurológico e desempenho acadêmico. Neuropsicologia e aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos da formação social.
ET064 Distúrbios de Leitura e Escrita
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Bases neurais da linguagem. Genes, cérebro e linguagem. Avaliação e (re)habilitação cognitiva nos distúrbios de leitura e escrita.
ET065 Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Ambiental
CH: 30h (2 h/s)
Pré-requisito: não tem
Os marcos referenciais da dimensão ambiental na educação. O papel da educação ambiental frente aos problemas socioambientais (causas e conseqüências), suas possibilidades e limites. Metodologias em educação ambiental.

 

Departamento de Métodos e Técnicas de Educação


DISCIPLINA EMENTA
EM201 Metodologia da Pesquisa Educacional
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Elementos de Epistemologia da Ciência. Processos de produção de conhecimento em Ciências Humanas. Fundamentos teórico-metodológicos das pesquisas em Educação. Campos de pesquisa educacional. Processo e etapas da pesquisa. Elementos e planejamento de projetos de pesquisa. Normas para apresentação do trabalho científico. Análise de trabalhos de pesquisa produzidos na área da Educação.
EM377 Métodos e Técnicas Educacionais de Prevenção às Drogas
CH: 60h (4 h/s)
Pré-requisito: não tem
Panorama das drogas no contexto sócio-educacional atual. Conceitos básicos. Classificação e efeitos das drogas. Etiologia do uso do álcool, tabaco e outras drogas. Intoxicações e dependências. Métodos e Técnicas de prevenção na escola e na comunidade em geral: formas de abordagem, encaminhamentos, atendimentos e dificuldades.