Licenciatura e Bacharelado

 

Licenciatura ou Bacharelado?


Escolher entre Licenciatura ou Bacharelado em Matemática é muito mais do que escolher uma habilitação. Esta escolha deve levar em conta sua vocação.

A Licenciatura prepara professores para atuar nos níveis médio e fundamental, e o Bacharelado forma pesquisadores e professores para o ensino superior.

Durante o primeiro ano do curso, alunos de Licenciatura e Bacharelado cursam juntos as mesmas disciplinas básicas: Cálculo, Álgebra Linear, Fundamentos de Geometria e outras disciplinas.

A partir do segundo ano de curso, os alunos da Licenciatura iniciam também a formação profissional, com disciplinas envolvendo: política educacional, psicologia da educação, didática e metodologia do ensino, além de fazer estágio em estabelecimentos de ensino médio e fundamental. Enquanto os alunos de bacharelado dedicam-se a disciplinas mais específicas como Equações Diferenciais, Topologia, Análise e estudos dirigidos, preparando-o para a carreira de pesquisador em Matemática.

A Licenciatura, assim como o Bacharelado, permite que o aluno continue seus estudo na pós-graduação: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A diferença é que o Bacharel receberá uma carga maior de conteúdos matemáticos, preparando-o melhor para a carreira científica em Matemática e áreas afins.

 

Mercado de Trabalho


O Licenciado em Matemática pode atuar como professor em escolas públicas e particulares, de ensino médio e fundamental.

O Bacharel e o Licenciado também têm a opção de trabalhar como professor de ensino superior, para isto, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação. Além da docência, existem outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Matemática.

Os profissionais formados pelo curso de Matemática da UFPR ocupam posições de destaque dentro da carreira de ensino público e privado, e têm obtido sucesso em programas de pós-graduação, tanto na área de Matemática quanto de Educação.