Processo Seletivo Estendido

Forma de ingresso diferenciada

O curso de Matemática da UFPR oferece 88 vagas no vestibular, são 44 vagas para o turno da tarde e 44 para o turno da noite.

Os candidatos ao curso de Matemática da UFPR fazem a primeira e segunda etapas do vestibular, como todos os demais candidatos a cursos da UFPR, porém, em vez de serem selecionados 88 novos alunos, selecionamos 220 candidatos para freqüentar um semestre letivo aqui na UFPR, cursando duas disciplinas.

Durante este primeiro semestre, estes 220 candidatos têm a oportunidade de "viver a Universidade": tomam contato com professores e pesquisadores de Matemática, conhecem os alunos veteranos, têm acesso ao sistema de bibliotecas, conhecem melhor a metodologia do curso e o nível de exigência. Enfim, terão a oportunidade de conhecer a fundo o curso no qual está se candidatando. É a oportunidade de fazer uma escolha efetivamente consciente.

Para ser considerado aluno do curso de Matemática da UFPR o candidato precisará ser aprovado nestas duas disciplinas (nota maior ou igual a 50) e estar entre os 44 primeiros colocados dentro de seu turno.

O sistema de seleção que existia anteriormente tinha a finalidade de medir a quantidade de conhecimento acumulado até o momento da prova. Este novo sistema continua cumprindo esta função nas duas primeiras etapas, porém vai muito além. Permite a Universidade avaliar o candidato naquilo que é fundamental em qualquer área do conhecimento: sua capacidade de aprendizagem, não dependendo exclusivamente da qualidade de escola que tenha freqüentado no ensino médio.