Processo Seletivo Estendido

Funções 2013 | Geometria Analítica 2013

 

Funções 2013

 

Aulas: Matemática Diurno e Industrial
Terça e Quintas das 15h30min às 17h30min na sala PA02 e
Sextas das 13h30min às 15h30min na sala PA03
Profa. Dra. Elizabeth Wegner Karas

Noturno
Terças das 21h às 22h40min,
Quintas e sextas das 19h às 20h40min.
Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos
Sala: PC01


Ementa Equações e inequações. Funções. Funções polinomiais. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Funções racionais. Gráfico de funções. Noções de seqüências e de limites.

 

Aula de Exercícios

Aulas: Matemática Diurno e Industrial
Segundas e Quartas das 13h30min às 15h30min
Janaina Schoeffel e Renato Brodzinski
Sala: PC17

Noturno
Quartas das 19h às 22h15min,
Fernando de Ávila Silva e Edson Minoru Sassaki
Sala: PC19


 

Monitoria

Horário de
Atendimento
Terças e Quintas das 9h30min às 11h30min
Dion Ross P. B. Alves (terças)
Aura R. B. Guédez (quintas)
Sala de Monitoria no bloco PC

 

Objetivos da Disciplina

O objetivo da disciplina é por à disposição do aluno todas as ferramentas básicas, necessárias aos cursos de cálculo que se seguirão. Numa primeira olhada, o conteúdo da disciplina parece o mesmo do ensino médio. De fato é. Só que a maneira de tratá-lo será completamente diferente.

Espera-se que o aluno prove os resultados com rigor e expresse suas idéias através de uma escrita matemática clara. Por isso é sensato, logo de início, abandonar os "macetes" e "decorebas" em geral - eles não vão ajudar em nada. Não haverá espaço para "truques". Estaremos interessados no significado dos objetos matemáticos, apresentados nas aulas com exemplos e exercícios resolvidos. Isso não substitui o trabalho fora da aula nas listas de exercícios.

 

Textos e Leituras Recomendadas

demana   iezzi   hughes1   hughes2   romano   precalculo

 

Não há em português um único livro que cubra o conteúdo da forma que se espera na disciplina. Ao longo A coleção de Iezzi e Dolce contém quase tudo, porém espalhado pelos vários volumes. O primeiro capítulo do livro da Deborah é essencial, e será coberto em sua totalidade. A biblioteca contém vários exemplares dele. Apenas como uma diretriz, sugerimos os quatro primeiros capítulos (de 0 a 3) do livro Cálculo Diferencial e Integral, de Roberto Romano. Ele data de 1983, e está há muito esgotado. Aqui você encontra uma versão em PDF dos capítulos citados (o arquivo é grande). Livros do ensino médio, em geral, também trazem o conteúdo porém, às vezes, de forma descuidada ou mesmo errada (confira aqui uma análise). Dê uma olhada nos livros que você já tem. Entretanto, fique atento, já que a profundidade com que os conteúdos serão tratados será maior que a do ensino médio.

 

 

Material disponível

 

 

 

Calendário de Provas

 

Prova Data              Conteúdo
Primeira 24 de maio Números reais, generalidades sobre funções, funções elementares e seus gráficos.
Segunda 28 de junho Funções exponenciais e logarítmicas, composições e mudanças de escala.
Terceira 30 de julho Funções trigonométricas e suas inversas, funções polinomiais, seqüências e séries, noções de limite.
Quarta 9 de agosto Todo o conteúdo, substituindo a menor das três notas.

 

O resultado das provas é publicado no site do Núcleo de concursos www.nc.ufpr.br no link "Processo Seletivo 2012/2013".

 

 

Provas aplicadas (disponíveis dias após a aplicação)

Para ver as questões das provas clique num dos links abaixo. As provas estão disponíveis apenas no formato PDF. Para visualizá-las você precisará de um leitor de arquivos PDF, como o Adobe Acrobat Reader ou o FoxIt PDF Reader.

  PDF
Funções Prova 1: Tarde e Noite
Prova 2: Tarde e Noite
Prova 3: Tarde e Noite
Prova 4: Tarde Noite

 

Atenção

  1. Nos dias de prova não haverá aula de nenhuma das duas disciplinas.
     
  2. As provas começarão sempre às 14 horas (para o turno da tarde) e às 19 horas (para o turno da noite) e terão 3 horas de duração.
     
  3. Não será permitida a entrada de qualquer candidato no local de prova fora dos horários previstos.
     
  4. O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas, mesmo que por motivo de força maior, receberá nota zero nessa prova.
     
  5. Cada uma das provas realizadas no decorrer do semestre será constituída de quatro questões discursivas, valendo 25 pontos cada uma.
     
  6. As provas serão corrigidas por bancas examinadoras, das quais farão parte os professores das disciplinas.
     
  7. Devido às características do Processo Seletivo, não caberá qualquer recurso ou pedido de reconsideração quanto à nota concedida ao candidato pela banca examinadora em uma prova.
     
  8. Das quatro notas obtidas nas provas realizadas durante o semestre em cada disciplina, as três mais altas serão computadas para o cálculo da média, que será a nota final do candidato naquela disciplina.
     
  9. Será considerado reprovado e, portanto, eliminado do Processo Seletivo, o candidato que obtiver nota final inferior a 50 em qualquer disciplina.