Processo Seletivo Estendido

Informações sobre o PSE

 

A sigla PSE significa "Processo de Seleção Estendido" e se refere a um jeito diferente de ingressar na Universidade. Vamos explicar melhor.

Todos candidatos ao curso de Matemática da UFPR fazem a 1ª e a 2ª fase do vestibular (como todos os demais candidatos da UFPR). Porém, em vez de selecionarmos 44 novos alunos para cada um dos turnos, nós convocamos o dobro de candidatos para freqüentar um semestre letivo aqui na UFPR (88 candidatos a tarde e 88 candidatos a noite).

Durante este primeiro semestre, estes 176 candidatos fazem um semestre completo do curso de Matemática. Têm aulas com nossos melhores professores, conhecem os demais alunos do curso, acessam nosso sistema de bibliotecas, entram em contato com nossa metodologia de ensino e, descobrem nosso elevado nível de exigência etc. Enfim, todos os candidatos terão a oportunidade de conhecer a fundo o curso de Matemática e decidir melhor se este é realmente o curso que pretendem seguir.

No final do semestre, para ser efetivado como aluno do curso de Matemática da UFPR o candidato precisará ser aprovado nas disciplinas do 1º semestre (nota maior ou igual a 50) e estar entre os 44 primeiros colocados dentro de seu turno.