Novidades

Arquivo: 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005

Arquivo 2006

 

[20/08/06] Alunos da UFPR obtém nota 5 no ENADE: O INEP, órgão do MEC responsável por promover estudos e avaliações do sistema educacional brasileiro, divulgou os resultados do ENADE 2005. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Neste ano foram avaliados 457 cursos de Matemática do país todo e somente 16 cursos obtiveram a nota máxima 5. Mais uma vez os alunos da UFPR obtiveram a avaliação máxima. Recordando que nas 6 avaliações anteriores do INEP, de 1998 a 2003, o curso de Matemática obteve nota máxima. Para ver os resultados do ENADE 2005 de todos os cursos avaliados, acesse o site: enade2005.inep.gov.br/resultados

[14/08/06] Página Atualizada: O site do curso de Matemática foi totalmente reformulado, porém ainda está incompleto. Com o passar do tempo acrescentaremos novas informações e novidades. Caso você encontre algum problema para visualizar as páginas ou algum link com problemas, por favor, nos avise usando o formulário de contato/dúvidas.

[12/04/06] Bolsa Permanência: A Assessoria de Assuntos Estudantis (AAE) está com inscrições abertas aos estudantes da UFPR que querem se candidatar a uma bolsa do Programa Bolsa Permanência. A inscrição pode ser feita na própria AAE, ao lado da Reitoria, no prédio D. Pedro II, 2º andar, até o dia 03 de maio.
A bolsa permanência é um programa de caráter social da UFPR com objetivo de auxiliar os estudantes que precisam de apoio financeiro para continuar o curso. Em contrapartida, o estudante presta 12 horas semanais de serviços em em alguma unidade da UFPR. A bolsa para este ano será de R$ 210,00 por mês. Para mais informações acessem a página da AAE no endereço: http://www.aae.ufpr.br/

[10/04/06] Projeto LICENCIAR: O Departamento de Matemática fará a seleção de três bolsistas para o Projeto LICENCIAR. Podem se candidatar: alunos da Licenciatura de Matemática, que tenham aprovação nas disciplinas Cálculo C (CM405) e Geometria Analítica (CM412). A idéia deste projeto é explorar os recursos de alguns alguns softwares livres de Matemática (como o Winplot) e preparar uma material didático para ensino de Matemática com o apoio desses softwares. O Coordenador é o Prof. Carlos Henrique dos Santos

[07/04/06] Resultado da Prova de GA: Já está disponível aqui na página do curso o resultado da 1ª prova de Geometria analítica do PSE (Processo seletivo Estendido).

[21/02/06] Horário das Optativas: Está disponível na página do curso o horário das optativas para o 1º semestre de 2006. As matrículas nessas disciplinas deverão ser feitas na primeira semana de aulas. Clique no link horários na barra inferior e depois em Optativas na barra lateral.
Alunos da Licenciatura devem cumprir 240 horas em disciplinas optativas (o que corresponde a 4 disciplinas semestrais) e alunos do bacharelado devem cumprir 300 horas em disciplinas semestrais (o que corresponde a 5 disciplinas semestrais).
As disciplinas Tópicos de Álgebra e Álgebra Linear II são indicadas aos alunos do Bacharelado, e a disciplina Educação Matemática é recomendada aos alunos da Licenciatura.
Outra excelente opção para os alunos da Licenciatura é a disciplina Estatística II, que dispões de várias turmas e aborda um conteúdo cada vez mais presente nas salas de aula da educação básica e no dia-a-dia.

[15/02/06] Estágio: Além dos tradicionais IEL e CIEE, há outro agente integrador atuando na área de estágios, é o CETEFE (Centro de Treinamento e Formação do Estudante). Trata-se de uma sociedade sem fins lucrativos dedicada a selecionar e colocar estudantes no mercado de trabalho. O cadastro pode ser feito via internet preenchendo o formulário disponível no seguinte endereço: http://www.cetefe.com.br/

[12/02/06] Optativas: Matrículas em disciplinas optativas como Estatística, Probabilidade etc poderão ser feitas na primeira semana de aulas. Até o dia 25 de fevereiro os horários das optativas estarão disponíveis neste sítio.

[10/02/06]Bienal da SBM: A III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática será realizada na Universidade Federal de Goias, no período de 06 a 10 de novembro de 2006. A programação da III Bienal incluirá: conferências, mini cursos, oficinas, exibições de filmes, exposições de pôsteres e laboratórios de ensino.
As inscrições para o evento serão no período de 15 de setembro a 25 de outubro através do endereço www.mat.ufg.br. A organização do evento ainda não liberou a programação deste ano, enquanto isso você pode acessar a página da II Bienal, em www.bienasbm.ufba.br, realizada na UFBA para ter uma noção de como será este evento. Em 2004 a Bienal promoveu 59 minicursos, 15 oficinas, 48 conferências, 4 mesas redondas e 55 posters apresentados! Foi um grande evento com a participação de mais de mil pessoas.

[09/02/06] Matrículas: Quem não fez matrícula via internet em Janeiro, ou pretende fazer alguma alteração de matrícula deve procurar a coordenação na 1ª semana de aulas, de 6 a 10 de Março, e solicitar a alteração pessoalmente. Não adianta vir antes, pois o sistema acadêmico será liberado somente no dia 6.

[09/02/06] Declarações: Declarações de matrícula 2006 só poderão ser emitidas após o dia 20 de Março, quando todas as matrículas estiverem corrigidas.

[04/02/06] XII ErematSul: O ErematSul - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul é um evento anual dirigido aos estudantes de Matemática (licenciatura e bacharelado), no qual ocorrem conferências, palestras, minicursos, oficinas, sessões técnicas entre outros.
Esse ano o XII-ErematSul será de 07 a 10 de setembro na Unochapecó, em Chapecó - SC. O evento tem reunido entre 500 e 600 alunos de graduação além de professores da educação básica e superior. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro na página do evento www2.unochapeco.edu.br/~erematsul