Projeto Pedagógico


Perfil do Profissional


 

Perfil do Profissional que se quer formar

No percurso da etapa atual, em trabalho colegiado, houve consenso da necessidade de se definir o perfil do profissional que se quer formar e da necessidade de um projeto pedagógico específico para a formação do professor de matemática para a escola básica com uma sólida formação tanto em conteúdos específicos de matemática e áreas afins, quanto de educação matemática e educação. Para tanto, sugestões oriundas de textos sobre propostas para a licenciatura e bacharelado em Matemática de outras IES foram analisadas, assim como, os resultados de estudos sobre a formação de professores de Matemática no Brasil desenvolvidos pelas sociedades que congregam professores dessa área nos diferentes níveis de ensino (SBM, SBEM e SBMAC).

Apresentamos nossa concepção de curso de Matemática e construímos o perfil do licenciado e bacharel em Matemática, partindo de uma concepção de Matemática, tanto do ponto de vista de seu valor intrínseco, como de seu papel na formação dos indivíduos envolvidos e sua função na sociedade.