Projeto Pedagógico


Espaço físico

 

A maior parte das disciplinas do Curso é ministrada no Bloco de Ciências Exatas, localizado no Centro Politécnico, o qual possui elevador e banheiros masculino e feminino nos dois pisos, ambos adaptados para uso dos portadores de necessidades especiais.

Todas as salas de aula possuem ventiladores de teto, cortinas do tipo “black-out” e telas brancas retráteis para projeção. O bloco possui duas salas com capacidade para 80 alunos, 8 sala com capacidade para 45 alunos e uma sala com capacidade para 25 alunos. As demais salas do bloco são ocupadas por laboratórios de informática, laboratórios de ensino, Programas de ensino Tutorial – PET, Coordenações de Curso e outras atividades. Este bloco também possui dois auditórios com capacidade para 70 pessoas cada, equipados com projetores multimídia e computadores.

 

Laboratório de informática

Os alunos do curso de Matemática têm acesso aos quatro laboratórios de informática listados abaixo, todos localizados no Bloco de Ciências Exatas:

  1. LAMAT – Laboratório de Matemática: possui 30 estações de trabalho conectadas ao Centro de Computação Científica e Software Livre – C3SL , através da tecnologia “four-head” (numa única CPU conecta-se quatro monitores, quatro mouses e quatro teclados, fazendo com que este conjunto funcione como se fossem quatro computadores independentes em ambiente Linux).

  2. LAMADE – Laboratório de Ensino de Matemática e Desenho: dotado de 30 computadores em ambiente Windows, é o laboratório mais antigo do Departamento. Usado para aulas práticas e bastante freqüentado pelos alunos do curso, para confecção de trabalhos escolares, acesso a internet etc.

  3. LEG – Laboratório de Ensino de Geometria: com 30 computadores em ambiente windows. Este laboratório é usado principalmente para as disciplinas de Geometria Dinâmica e Desenho Geométrico, oferecidas pelo Departamento de Expressão Gráfica.

  4. LAMIND – Laboratório de Matemática Industrial. Este laboratório possui apenas 12 computadores em ambiente Linux e uma impressora laser para impressão de trabalhos dos alunos. É usado principalmente por alunos de iniciação científica de ambos os cursos: Matemática e Matemática Industrial, e pelos alunos envolvidos em projetos de extensão do departamento de Matemática.

Todos os laboratórios contam com softwares específicos para Matemática e programação, como: Octave, C, C++, Régua e Compasso, MuPaD Light, etc. para uso dos professores do curso em atividades de docência e uso dos alunos na execução de trabalhos e projetos.

 

Laboratório de ensino de matemática

Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática têm a sua disposição um espaço físico de aproximadamente 65m2 onde se encontra o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM. Este laboratório está situado no pavimento superior Bloco de Ciências Exatas, no Centro Politécnico, na sala PC11.

Neste ambiente são desenvolvidos projetos de extensão dos Departamentos de Matemática e Desenho, Projeto Licenciar, aulas de prática de ensino nas disciplinas de Projetos Integrados em Educação Matemática e em Geometria e, futuramente, serão ministradas as aulas das disciplinas de Matemática no Ensino Fundamental e Matemática no Ensino Médio.

O LEM possui 4 computadores conectados em rede, impressora a jato de tinta, scanner, televisor e videocassete, um pequeno acervo bibliográfico formado principalmente por livros didáticos de ensino médio e fundamental, além de outros livros e revistas dedicados a Educação Matemática e Ensino de Matemática, materiais didáticos construídos por alunos de anos anteriores e outros comprados ou doados por empresas, escolas e editoras através de projetos e convênios etc.

Além disso, o LEM possui espaço e condições físicas para reunião de grupos de trabalho e desenvolvimento de projetos educacionais: mesas de reunião, cadeiras, material de consumo e de apoio, como papéis de vários tipos e cores, tesouras, cola etc