Projeto Pedagógico


Princípios norteadores da organização curricular para o Bacharelado


 

Integração entre os eixos do bacharelado

A integração entre os dois eixos de conhecimentos do curso de bacharelado em matemática deverá ser contemplada nas dimensões de docência e de pesquisa.

Na dimensão da docência, deve-se propiciar ao bacharel um momento de reflexão e preparação para o campo de trabalho que mais absorve profissionais com esta formação, ou seja, para a Universidade, na qual a docência no ensino superior, não exclusiva para o curso de matemática, é uma de suas prioridades, junto com a pesquisa e a extensão. Este momento deverá ocorrer durante o estágio supervisionado, no qual o aluno deverá estudar um assunto específico, de interesse do aluno e professor supervisor, produzindo algum material didático ou apresentando o assunto em forma de seminários.

Na dimensão da pesquisa, deve-se possibilitar ao aluno uma iniciação aos procedimentos de investigação em Matemática. O resultado do trabalho deverá ser um produto acadêmico ou técnico: monografia, software, vídeo, material didático ou paradidático, ou outro desde que aprovado pelo professor responsável pela disciplina.

Para cumprir estas diretrizes, propomos o seguinte rol de disciplinas: