Projeto Pedagógico


Princípios norteadores da organização curricular para a Licenciatura


 

Integração entre os eixos da licenciatura

A integração entre os quatro eixos de conhecimentos do curso de licenciatura em matemática será contemplada nas dimensões de ensino, de docência e de pesquisa.

Dimensão do ensino

No tocante à prática, entendida como componente curricular a ser desenvolvida nas disciplinas abaixo relacionadas, trata-se de uma dimensão do conhecimento em que se trabalha na perspectiva de reflexão sobre a atividade profissional do professor. Sendo assim, deverá transcender os estágios e terá como finalidade promover a reflexão sobre as diferentes práticas que poderão ser realizadas nestas disciplinas. Seu desenvolvimento enfatizará os procedimentos de pesquisa, reflexão e transposição do conhecimento para situações concretas ou simuladas e em estudos de caso.

As disciplinas a serem ofertadas para contemplar esta dimensão serão:

Dimensão da docência

Na maioria dos cursos de formação de professores, o estágio curricular supervisionado está estruturado junto às disciplinas de “Prática de Ensino”, sob a responsabilidade dos setores ou faculdades de Educação. Contudo, uma das maiores dificuldades enfrentadas nessa disciplina está na complexidade da articulação entre teoria e prática. Essa lacuna parece não ser tanto de ordem interpretativa, posto que já há consenso favorável a uma integração entre os sujeitos envolvidos na ação educativa, bem como consistente acumulação teórica numa perspectiva tanto epistemológica quanto política do processo de construção do conhecimento. Trata-se de viabilizar o necessário movimento de reflexão sobre o real.

A relação da formação na área específica do conhecimento com a formação pedagógica é problemática na medida em que ainda envolve muitas incertezas, dado o entrecruzamento de diversos campos científicos e as especificidades de sua inserção na escola.

Segundo o Parecer 115/99, de 10/08/99, a atuação profissional do docente não se restringe à sala de aula. Particularmente relevante é sua participação no trabalho coletivo da escola, o qual se concretiza na elaboração e implementação do projeto pedagógico do estabelecimento escolar e ao qual deve estar subordinado o plano de trabalho de cada docente. Além disso, constitui parte da responsabilidade do professor a colaboração nas atividades de articulação da escola com as famílias dos alunos e a comunidade em geral. Amplia-se assim, substancialmente, tanto o papel do profissional da educação como da própria escola, colocando ambos como elementos dinâmicos plenamente integrados na vida social mais ampla.

Essa perspectiva, orientadora legal das diretrizes curriculares acerca da formação de professores, corrobora a definição de profissional que adotamos acima, ou seja, trata-se de alguém que não vai apenas “aplicar” um conhecimento imutável numa determinada situação igualmente imutável, mas de um sujeito que vai ter a responsabilidade de acompanhar uma dinâmica muito mais ampla que a sala de aula e tomar decisões acerca da melhor forma de dar prosseguimento ao processo que desencadeia e que passam a interferir com esse mesmo processo, sujeitando-o a toda sorte de injunções. Espera-se desse profissional a decisão mais responsável e adequada para cada situação.

As disciplinas a serem ofertadas para contemplar esta dimensão serão:

Dimensão da Pesquisa

Do mesmo modo, é ponto pacífico que a capacidade de compreensão do professor que o habilitaria a tomar decisões acerca de situações não-rotineiras só se concretizará se ele tiver condições de refletir sobre sua prática e a partir desta reflexão produzir novos conhecimentos, tal prática é a pesquisa em seu próprio ambiente de trabalho. Sendo a pesquisa uma das dimensões do trabalho do professor, ela poderá também ser contemplada na carga de estágio. Esse momento do estágio pode ser dividido com todos os departamentos envolvidos na licenciatura, cumprindo o dispositivo legal de integração entre todos os sujeitos envolvidos na formação de professores. Esta fase do curso é designada como Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura, teria o mérito do projeto e o nome do orientador aprovados pelo colegiado do curso.

As disciplinas a serem ofertadas para contemplar esta dimensão serão: