UFPR

O Curso oferece uma sólida base em Matemática do Ensino Superior e uma fortíssima formação na área profissionalizante com disciplinas específicas da Matemática Industrial. Toda formação é reforçada com aulas de laboratório e dois estágios supervisionados em empresas, além de uma oferta multidisciplinar de matérias optativas de áreas afins e das atividades de extensão e pesquisa da Instituição. Assista o vídeo VOCAÇÃO MATEMÁTICA INDUSTRIAL para saber mais sobre o que esperar do Curso, estágios e mercado de trabalho.

O Curso de Matemática Industrial da UFPR está inserido num ambiente propício à produção científica em matemática do qual participam jovens e experientes matemáticos que atuam tanto no Departamento de Matemática quanto em colaboração com centros de referência do país e do exterior. Os resultados dessa experiência bem sucedida constituem a base para a integração da matemática com outras áreas da ciência, para a fundamentação das aplicações ao setor produtivo e para a formação profissional de qualidade. Dessa forma, o curso colabora concreta e efetivamente com a comunidade paranaense tanto na formação de matemáticos para a pesquisa acadêmica e para o ensino em diversos níveis, quanto na formação de matemáticos para a atuação nas indústrias e no mercado de trabalho em geral.

O domínio de conhecimentos matemáticos com interfaces com outras áreas do conhecimento permite que esses profissionais atuem em setores não acadêmicos realizando pesquisas aplicadas com objetivo de gerar conhecimentos específicos bem como de resolver problemas práticos. O curso contribui para minimizar o problema da escassez de recursos humanos qualificados procurando atender à demanda gerada pela necessidade de incorporação dos avanços científicos etecnológicos ao setor produtivo no estado do Paraná.

Tradicionalmente, nossos cursos de matemática têm privilegiado a pesquisa teórica relegando as aplicações porém, em países desenvolvidos, a integração entre matemáticos e especialistas de outras áreas tem sido o pilar de sustentação do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico desses países. Assim, o Curso de Matemática Industrial, tem buscado novos modelos de formação dos recursos humanos, visando à formação de profissionais que possam implementar as ações objetivando ao crescimento econômico e, em particular, ao desenvolvimento industrial do estado por meio da inserção efetiva no mundo tecnológico.