2014



Ciência sem fronteiras


  • Projeto Pesquisador Visitante Especial
  • Pesquisador visitante: Prof. Dr. Marco Zambon
  • Coordenador Técnico: Prof. Dr. Eduardo Outeiral Correa Hoefel





2013

 

Este ano será importante para a pós-graduação em Matemática (PPGMA) da UFPR. Nos últimos anos os professores do Departamento vem fazendo esforços para consolidar e ampliar seu programa de pós-graduação. Um ponto fundamental deste processo é a cooperação internacional.

 

De 25 de fevereiro a 09 de março deste ano, a nossa universidade recebeu pesquisadores e estudantes da América Latina, da Europa e do Canadá para participar do evento internacional “Cimpa School-Curitiba 2013: Algebraic and Geometric Aspects of Representation Theory”, organizado pelos Professores Cristián Ortiz da UFPR e Patrick Le-Meur da Université Blaise Pascal, na França. Durante 2012, o programa de pós-graduação contou com a presença do Professor Miguel Dumett da University of Southern California, EUA, o qual ministrou disciplinas e orientou alunos do programa. No periodo de 2013 a 2015, o Professor Olivier Brahic estará na UFPR como professor visitante do PPGMA com recursos do programa de atração de jovens talentos, no âmbito do programa Ciencia sem Fronteiras do CNPq. O PPGMA tem atualmente dois bolsistas de pos-doutoramento, oriundos da India e da China. O CIMPA é um organismo frances, ligado à UNESCO e apoia o crescimento da pesquisa nos paises em desenvolvimento. A presenca do Professor Olivier Brahic e a realização da Escola CIMPA, apontam na direção da consolidação de parcerias com instituições de pesquisa francesas.

 

Ainda no âmbito da cooperação com a Franca, no ano de 2013 terá incío um projeto de cooperação internacional em parceria com o DMAT-UFPR, o IMPA no Rio de Janeiro e as Universidades de Paris VI e Paris XIII, na Franca, cujo coordenador, no Brasil é o Prof. Eduardo Hoefel, da UFPR e a coordenadora internacional é a Professora Muriel Livernet da Universidade de Paris XIII. Este projeto será financiado, no Brasil, pela CAPES e na França, pelo COFECUB e tem como foco central o interncâmbio de estudantes de pós-graduação da França e do Brasil. Dessa forma, a partir de 2013, a UFPR começa a receber a visita de alguns estudantes franceses assim como a França recebe a visita de alguns dos nossos estudantes. O projeto também apoia a mobilidade dos pesquisadores de ambos os países.

 

A vocação dos alunos de matemática da UFPR para realizar atividades de intercâmbio, ja foi comprovada pelo sucesso com que nossos alunos do curso de Matemática aderiram ao Programa de Licenciaturas Internacionais PLI, um programa financiado pela CAPES. Desde 2010, o curso de licenciatura em Matemática tem enviado alunos para cursar graduação sanduíche na Universidade de Coimbra. Na primeira turma, participaram dois alunos e ambos concluiram com êxito as metas do projeto. Um destes alunos, Willian Ribeiro Valencia da Silva, recebeu em 2012 o prêmio, oferecido pelo banco Santander, àqueles alunos que se destacam entre os 3% com melhor desempenho na Universidade de Coimbra.

 

Os projetos de cooperação internacional do DMAT-UFPR não param por ai. O PPGMA tem enviado alunos para doutoramento sanduíche no exterior através do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE financiado pela Capes. Em janeiro deste ano, um dos alunos retornou após um estágio de 4 meses na Lehigh University nos EUA. No início de fevereiro outra aluna retorna de um estágio no Instituto Superior Tecnico de Lisboa. Para este ano esta prevista a saída de 4 alunos para estágio no exterior. O programa ainda conta com um projeto de cooperação entre Brasil e China, coordenado pelo Prof. Yuan Jin Yun, da UFPR, na área de Analise Numérica e Otimização. O projeto prevê missões de trabalho e missões de estudo de pós-doutoramento e de doutoramento sanduíche. Em 2012 dois professores do DMAT retornaram após 4 meses de estágio de pós-doutoramento pelo projeto. Atualmente há um aluno do PPGMA em doutoramento sanduíche na Academia Chinesa de Ciências para um estágio de 12 meses. Em agosto de 2012 foi realizado em Foz do Iguaçú um congresso de cooperação entre Brasil e China na área de Matemática Aplicada, sob coordenação do Prof. Yuan Jin Yun.

 

Os estágios de pós-doutoramento têm sido uma estratégia importante de cooperação internacional. Em janeiro deste ano, a Professora Lucelina Batista dos Santos retornou da Espanha após um estágio de 6 meses. Neste momento o Professor Rodrigo Ristow está nos Estados Unidos e o Professor Eduardo Hoefel iniciou um estágio de 12 meses na Universidade de Paris 13, na França.

 

A cooperação internacional precisa certamente buscar parcerias na America Latina. Atualmente o PPGMA conta com um projeto PROSUL, financiado pela CAPES, para a cooperação entre Brasil, Chile e Venezuela na área de Anáise Numérica e Otimização, também coordenado pelo Professor Yuan Jin Yun. Além disso, os professores Eduardo Hoefel e Elizabeth Karas estão entre os co-organizadores de Sessões Especiais no “MCA2013 - Mathematical Congress of the Americas” que será realizado na cidade de Guanajuato, México, de 5 a 9 de agosto de 2013.

 

Concluindo, o Departamento de Matemática, em sintonia com as diretrizes da UFPR e atento às necessidades da sociedade, esforca-se em desenvolver seu programa de pós-graduação, pois acredita que o crescimento do Pais depende da geração de novas ideias, isto é, da inovação e da qualificação profissional. A pós-graduação é fundamental para formar os professores que vão atuar nos diversos cursos de nível superior existentes no Paraná e em outros estados, e o bom nivel da formação matemática encoraja as pessoas a enfrentar e resolver problemas que, numa primeira abordagem, podem parecer insolúveis. É com esse espírito que o DMAT – UFPR investe na troca de ideias e na busca de conceitos inovadores através da cooperação internacional.

 

Abaixo segue uma lista dos endereços onde pode-se encontrar mais informações sobre os projetos citados acima.

 

1) Escola Cimpa que aconteceu de 25/02 a 09/03/2013 é fruto de colaboração internacional.

 

Esta escola de pesquisa, cujo tema central foi a Teoria de Representações abordada desde os pontos de vista Algébrico e Geométrico, foi organizada em conjunto com o Centre International de Mathématiques Pures at Appliquées - CIMPA. O CIMPA é uma instituição que depende da UNESCO e cujos países membros são: França, Espanha, Noruega e Suíça. As principais atividades do CIMPA consistem em promover a interação entre Matemática Pura e Matemática Aplicada, incentivando a realização de atividades científicas em países em desenvolvimento, i.e. escolas de pesquisa. A escola CIMPA realizada em Curitiba foi financiada parcialmente pelo CIMPA, além de outras entidades internacionais tais como: Ministério de Ciência, Tecnologia e Innovación Productiva (Argentina), Ministerio de Economia y Competitividad (España) e Embaixada da França no Brasil. A contrapartida brasileira consistiu em apoio econômico de instituições que incluem: IMPA, USP, UFPR mais as agências de fomento à pesquisa; CNPq, Capes e Fundação Araucária. Este evento CIMPA reuniu aproximadamente noventa participantes, incluindo jovens pesquisadores da América Latina e palestrantes convidados da Europa (França, Suíça, Noruega), Canadá, Brasil e países vizinhos (Argentina, Colômbia, Uruguai). Além das palestras, foram realizados 7 minicursos que permitiram que os estudantes tenham contato com temas de pesquisa recente na interface de Álgebra e Geometria. Adicionalmente, a realização de este evento CIMPA permitiu conectar nossos grupos de pesquisa com grupos de universidades do exterior, dando continuidade a projetos em andamento e criando novas parcerias com outras instituições, contribuindo desta forma ao fortalecimento das relações do nosso programa com os centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros. Para mais informações, incluindo relatórios de atividades, visite a página do CIMPA:

http://www.cimpa-icpam.org/spip.php?article498

 

2) Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/licenciaturas-internacionais

Desde 2010, o curso de licenciatura em Matemática tem enviado alunos para cursar graduação sanduíche na Universidade de Coimbra.

 

3) Prêmio dos "3% melhores alunos da Universidade de Coimbra de 2012".

http://www.uc.pt/academicos/premios_bolsas/3_melhores

 

4) Sessões Especiais no Mathematical Congress of the Americas (MCA) com realização em Guanajuato, Mexico, de 5-9 de agosto de 2013.

http://www.mca2013.org/

 

5) Semanários de Elizabeth Wegne Karas sobre sua experiência na China:

http://people.ufpr.br/~ewkaras/outros/china.htm